• Matriz - Santa Rosa, RS
    (55) 3512 3157 - (55) 9715 0203
  • Unidade Caxias do Sul, RS
    (54) 3027 4445
  • Unidade Feliz, RS
    (51) 3637-2804 - (51) 98250-1053

Serviços

A Serplamed conta com uma equipe multidisciplinar capacitada para dar pleno atendimento às normativas trabalhistas e previdenciárias, contemplando exigências contidas nas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, gerenciamento e atualização do LTCAT (Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho) e, através de um processo moderno de gerenciamento de dados, a estruturação exigida para dar pleno atendimento ao iminente eSocial.

Em acréscimo, a formatação de documentos de suporte para que as empresas usuárias do sistema informatizado disponibilizado por nossa empresa possam ter, além do adequado cumprimento da legislação, maior segurança jurídica.

Dentre os serviços e documentos disponibilizados, assessoria para os seguintes.

NR 01 (Disposições gerais): Emissão de ordens de serviço relativas a medicina e segurança do trabalho, individuais e personalizadas para cada função/setor, por ocasião do ingresso do funcionário na empresa cliente e anualmente nas reavaliações técnicas, contendo orientações de segurança no trabalho, relação das atividades exercidas, condutas preventivas, esclarecimentos sobre riscos ambientais de exposição, treinamentos específicos para motoristas profissionais, operadores de checkout, trabalhadores em alturas, espaços confinados e com eletricidade.

NR 05 (CIPA): Análise do respectivo agrupamento de setores econômicos pela Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE da empresa para dimensionamento da CIPA, com assessoria para implementação, treinamentos e acompanhamento dos trabalhos.

NR 07 (PCMSO): Estruturação conforme riscos ambientais de exposição, articulado com o disposto nas demais NR e com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores. Realização dos exames médicos ocupacionais (admissionais, periódicos, de mudança de função, de retorno ao trabalho e demissionais), exames complementares conforme os riscos ambientais, emissão dos respectivos ASO's - Atestados de Saúde Ocupacional, registros em prontuário clínico individual, relatórios anuais das atividades desenvolvidas, emissão do perfil do trabalhador e programação de atividades primárias e secundárias, controle de rotatividade e absenteísmo. Controle de vencimentos dos exames médicos e complementares, envio automático dos resultados para o controle de RH das empresas e adoção de medidas pertinentes.

NR 09 (PPRA): Análise global das empresas, abordando os seus mais variados aspectos, como layout, processos de trabalho, condições físicas, medidas prévias de proteção, avaliação dos riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos, mecânicos e de acidentes; programação de medidas de controle coletivas e individuais, registro e divulgação dos dados, treinamentos sobre uso correto e adequado dos equipamentos de proteção individual, riscos ocupacionais e sobre atos e condições inseguras. Através de documentos personalizados de auditoria, acompanhamento da efetiva implementação das medidas recomendadas e avaliação de sua eficácia.

NR 12 (SEGURANÇA DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS): Avaliação de riscos em máquinas e equipamentos (HRN (HAZARD RATING NUMBER)), com cheklist das condições ambientais, de intalação, da operação, atividades realizadas, necessidade de adequação; treinamentos/ capacitação dos operadores; auditorias de trabalhos; elaboração de procedimentos operacionais.

NR 17 (ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO): Avaliações dos postos de trabalho e das atividades reais dos trabalhadores, indicação de medidas de proteção e capacitação dos trabalhadores para adequar os postos de trabalho às condições psicofisiológicas dos trabalhadores, conforme a NR n°. 17 do MTE. Em casos suspeitos/ confirmados de doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho, avaliações e emissão de laudos individuais.

NR 20 (TRABALHO COM COMBUSTÍVEIS E INFLAMÁVEIS): Análise do projeto das instalações, formulação do manual de operações, descrição das instalações e processos de trabalho; análise dos itens de segurança, saúde e meio ambiente; análise da planta geral das instalações elétricas, estruturais, hidráulicas, FISPQS, desenhos e especificações técnicas dos sistemas de segurança, PPCI, distâncias de segurança, mecanismos de controle, enchimento de tanques, análise de sistemas pressurizados; análise preliminar de perigos e riscos; emissão de POP (procedimento operacional padrão); capacitação de trabalhadores (cursos básicos e intermediários).

LTCAT: Através das avaliações ambientais dos postos de trabalho, registro da presença ou não de riscos ambientais, medidas de proteção coletiva e individual, a emissão de parecer sobre os respectivos adicionais de insalubridade, periculosidade e aposentadoria especial. Com base neste laudo técnico, a emissão de documentos do ESOCIAL.

PPP: Emissão dos respectivos documentos do Perfil Profissiográfico dos trabalhadores, contendo as informações administrativas e ambientais de cada trabalhador, com base nos riscos ambientais analisados no PPRA da empresa.

TREINAMENTOS DE CAPACITAÇÃO: Treinamentos específicos in company para dar atendimento à NR 05 (CIPA), NR 06 (EPI), NR 11 (OPERAÇÃO DE EMPILHADEIRAS), NR 12 (MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS), NR 17 (RECOMENDAÇÕES ERGONÔMICAS NO TRABALHO) NR 20 (TRABALHO COM COMBUSTÍVEIS E INFLAMÁVEIS), NR 33 (ESPAÇOS CONFINADOS) e para NR 35 (TRABALHO EM ALTURA), entre outros.

DOCUMENTOS DE SUPORTE: De forma individualizada para cada funcionário, a emissão de ordens de serviço, documentos de auditoria mensal em medicina e segurança do trabalho e controle mensal de vencimento dos exames médicos e complementares. Mensalmente, a emissão de documento atualizado com a relação de medidas em aberto a serem implementadas pela empresa, com acompanhamento destas em auditorias internas.