Blog

Programa de vacinação do trabalhador

Com as modificações previstas pela nova redação da NR 07, passará a ser obrigatório para as empresas controlar da imunização ativa dos empregados, relacionada a riscos ocupacionais, sempre que houver recomendação do Ministério da Saúde, conforme subitem “l” do item 7.3.2.

Em acordo com as diretrizes Guia de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (2019), Programa Nacional de Imunizações e conforme a referência “Guia de imunizações da SBIM/ANAMT 2018/2019 {SBIM (Sociedade Brasileira de Imunizações). ANAMT (Associação Nacional de Medicina do Trabalho)}”, conforme o ramo de atividades da empresa deverão ser controladas as vacinas para difteria/tétano; coqueluche; hepatite A; hepatite B, influenza; varicela; raiva; febre amarela; tríplice viral (rubéola/sarampo/caxumba) e pneumocócica [VPC13/VPP23].

EMPRESAS EM GERAL: Recomendável acompanhar vacinas para difteria/tétano [dT] e para influenza; para faxineiras, incluir vacina para hepatite A e hepatite B; para quem viajar, de febre amarela; opcional acompanhar vacina para hepatite B e tríplice viral (rubéola/sarampo/caxumba). Para idade > 60 anos, considerar vacinas para difteria/tétano/coqueluche [dTpa] e pneumocócica [VPC13/VPP23].

EMPRESAS DE TRANSPORTES: Recomendável acompanhar vacinas para difteria/tétano [dT] e para influenza; para faxineiras, incluir vacina para hepatite A e hepatite B; para motoristas e para quem viajar, de febre amarela; opcional acompanhar vacina para hepatite B e tríplice viral (rubéola/sarampo/caxumba). Para idade > 60 anos, considerar vacinas para difteria/tétano/coqueluche [dTpa] e pneumocócica [VPC13/VPP23].

EMPRESAS NR 32: Obrigatório acompanhar vacinação para influenza; para hepatite B; para difteria/tétano [difteria/tétano/coqueluche [dTpa] para setores de maternidade, UTI neonatal, UTI pediátrica, pediatria e pneumopatas]; tríplice viral (rubéola/sarampo/caxumba); para varicela [setores de maternidade, UTI neonatal, UTI pediátrica, pediatria e imunodeprimidos - quimio e radioterapia]; para hepatite A [faxineiras e funcionários dos setores de lavanderia, cozinha, manipuladores de alimentos, UTI neonatal, UTI pediátrica, pediatria]. Para idade > 60 anos, considerar vacinas para difteria/tétano/coqueluche [dTpa] e pneumocócica [VPC13/VPP23].

MERCADOS: Recomendável acompanhar vacinas para difteria/tétano [dT] e para influenza; para faxineiras, incluir vacina para hepatite A e hepatite B; incluir hepatite A para os setores que manipulam alimentos (padaria, confeitaria, açougue); para quem viajar, de febre amarela; opcional acompanhar vacina para hepatite B e tríplice viral (rubéola/sarampo/caxumba). Para idade > 60 anos, considerar vacinas para difteria/tétano/coqueluche [dTpa] e pneumocócica [VPC13/VPP23].

AÇOUGUES: Recomendável acompanhar vacinas para difteria/tétano [dT] e para influenza; para faxineiras, incluir vacina para hepatite A e hepatite B; incluir hepatite A para os setores que manipulam alimentos (açougue); para quem viajar, de febre amarela; opcional acompanhar vacina para hepatite B e tríplice viral (rubéola/sarampo/caxumba). Para idade > 60 anos, considerar vacinas para difteria/tétano/coqueluche [dTpa] e pneumocócica [VPC13/VPP23].

PADARIAS: Recomendável acompanhar vacinas para difteria/tétano [dT] e para influenza; para faxineiras, incluir vacina para hepatite A e hepatite B; incluir hepatite A para os setores que manipulam alimentos; para quem viajar, de febre amarela; opcional acompanhar vacina para hepatite B e tríplice viral (rubéola/sarampo/caxumba). Para idade > 60 anos, considerar vacinas para difteria/tétano/coqueluche [dTpa] e pneumocócica [VPC13/VPP23].

LATICÍNIOS: Recomendável acompanhar vacinas para difteria/tétano [dT] e para influenza; para faxineiras, incluir vacina para hepatite A e hepatite B; incluir hepatite A para os setores que manipulam alimentos; para quem viajar, de febre amarela; opcional acompanhar vacina para hepatite B e tríplice viral (rubéola/sarampo/caxumba). Para idade > 60 anos, considerar vacinas para difteria/tétano/coqueluche [dTpa] e pneumocócica [VPC13/VPP23].

FRIGORÍFICOS: Recomendável acompanhar vacinas para difteria/tétano [dT] e para influenza; para faxineiras, incluir vacina para hepatite A e hepatite B; incluir hepatite A para os setores que manipulam alimentos; para quem viajar, de febre amarela; opcional acompanhar vacina para hepatite B e tríplice viral (rubéola/sarampo/caxumba). Para idade > 60 anos, considerar vacinas para difteria/tétano/coqueluche [dTpa] e pneumocócica [VPC13/VPP23].

COLETA DE LIXO: Recomendável acompanhar vacinas para difteria/tétano [dT] e para influenza; para faxineiras e cargos de setores que tem contato com lixo urbano, incluir vacina para hepatite A e hepatite B; para quem viajar, de febre amarela; opcional acompanhar vacina para hepatite B (cargos sem contato com lixo urbano) e tríplice viral (rubéola/sarampo/caxumba). Para idade > 60 anos, considerar vacinas para difteria/tétano/coqueluche [dTpa] e pneumocócica [VPC13/VPP23].

ESCOLAS QUE ATENDEM CRIANÇAS: Recomendável acompanhar vacinas para difteria/tétano [dT] e para influenza; indicar hepatite A para faxineiras e para quem tem contato com crianças de qualquer idade; incluir vacina para hepatite B para faxineiras; indicar tríplice viral para quem tem contato com crianças de qualquer idade (para os demais, opcional); para quem viajar, de febre amarela; opcional acompanhar vacina para hepatite B. Para idade > 60 anos, considerar vacinas para difteria/tétano/coqueluche [dTpa] e pneumocócica [VPC13/VPP23]. Importante observar: substituir a indicação para vacina [dTpa] (difteria/tétano/coqueluche) para quem tem contato com crianças menores de 12 meses. Vacina [varicela]: indicar para quem tem contato com crianças de qualquer idade.

CRECHES: Recomendável acompanhar vacinas para difteria/tétano [dT] e para influenza; indicar hepatite A para faxineiras e para quem tem contato com crianças de qualquer idade; incluir vacina para hepatite B para faxineiras; indicar tríplice viral para quem tem contato com crianças de qualquer idade (para os demais, opcional); para quem viajar, de febre amarela; opcional acompanhar vacina para hepatite B. Para idade > 60 anos, considerar vacinas para difteria/tétano/coqueluche [dTpa] e pneumocócica [VPC13/VPP23]. Importante observar: substituir a indicação para vacina [dTpa] (difteria/tétano/coqueluche) para quem tem contato com crianças menores de 12 meses. Vacina [varicela]: indicar para quem tem contato com crianças de qualquer idade.

VETERINÁRIAS: Recomendável acompanhar vacinas para difteria/tétano [dT] e para influenza; para faxineiras, incluir vacina para hepatite A e hepatite B; para quem viajar, de febre amarela; opcional acompanhar vacina para hepatite B e tríplice viral (rubéola/sarampo/caxumba). Para idade > 60 anos, considerar vacinas para difteria/tétano/coqueluche [dTpa] e pneumocócica [VPC13/VPP23]. Vacina [raiva]: Indicar para quem tem contato com animais.

PET SHOP: Recomendável acompanhar vacinas para difteria/tétano [dT] e para influenza; para faxineiras, incluir vacina para hepatite A e hepatite B; para quem viajar, de febre amarela; opcional acompanhar vacina para hepatite B e tríplice viral (rubéola/sarampo/caxumba). Para idade > 60 anos, considerar vacinas para difteria/tétano/coqueluche [dTpa] e pneumocócica [VPC13/VPP23]. Vacina [raiva]: Indicar para quem tem contato com animais.

EMPRESAS DE REFLORESTAMENTO: Recomendável acompanhar vacinas para difteria/tétano [dT] e para influenza; para faxineiras, incluir vacina para hepatite A e hepatite B; para quem viajar, de febre amarela; opcional acompanhar vacina para hepatite B e tríplice viral (rubéola/sarampo/caxumba). Para idade > 60 anos, considerar vacinas para difteria/tétano/coqueluche [dTpa] e pneumocócica [VPC13/VPP23]. Vacina [raiva]: Indicar para quem adentra florestas.

ASILOS: Recomendável acompanhar vacinas para difteria/tétano [dT] e para influenza; incluir vacina para hepatites A e B para faxineiras; para quem viajar, de febre amarela; opcional acompanhar vacinas para hepatite B e tríplice viral (rubéola/sarampo/caxumba). Para idade > 60 anos, considerar vacinas para difteria/tétano/coqueluche [dTpa] e pneumocócica [VPC13/VPP23]. Importante observar: substituir a indicação para vacina [dTpa] (difteria/tétano/coqueluche) para quem tem contato direto com idosos.

Deverá haver o controle da indicação de vacinas por grupo homogêneo de exposição, emissão de POP [Procedimento Operação Padrão] na admissão do mesmo, notificação de vacinas pendentes de realização [status, efeitos colaterais, aceite/recusa], registro de doses e eventos adversos, verificação do status de cada vacina por trabalhador [completa, em dia, em atraso, bloqueada ou recusada], geração do prontuário de vacinas e relatório final do programa [considerações gerais e específicas das vacinas, relatório geral e específico do status de vacinação dos trabalhadores, análise de demandas de vacinas dos períodos anteriores, planejamento de ações para o ano seguinte]. Prontuário de vacinas, com registro das vacinas com o número de lote e nome do vacinador, reforços, controles, recusas, reações adversas, além do registro do CNES do serviço responsável pela aplicação.

 

DR. CLÁUDIO LUIS FRIEDRICH.

Médico do trabalho (CREMERS 18711). Especialista em Medicina do Trabalho (RQE 22594). Pós-graduado em ergonomia e perícias médicas. Professor no Curso de Medicina do Trabalho - FASAÚDE (Porto Alegre/RS). Perto Médico - Vara do Trabalho de Santa Rosa/RS. Fone de contato: (55) 3512 3157. E mail: [email protected]

RESPONSÁVEL TÉCNICO/DIRETOR GERAL DA SERPLAMED.